Compartilhe

Concurso da ALE-RO tem mudanças no edital; veja quais

Concurso da ALE-RO tem mudanças no edital; veja quais

Concurso da ALE-RO tem mudanças no edital; veja quais nessa terça-feira 18 de novembro de 2025.

Retificação muda pontos importantes sobre vagas, inscrições, provas e conteúdos programáticos. O prazo para se inscrever vai até o dia 04 de dezembro, pelo site da banca organizadora.
Assembleia Legislativa de Rondônia - Alero - ALE-RO — Foto: Antônio Lucas

A Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) fez alterações no edital do concurso público lançado em outubro, que oferece mais de 200 vagas e salários de até R$ 24 mil. A primeira retificação foi publicada no dia 14 de novembro e muda pontos importantes sobre vagas, inscrições, provas e conteúdos programáticos.

A expectativa é que mais de 30 mil candidatos se inscrevam. As oportunidades são para os cargos de Consultor Legislativo, Analista Legislativo e Assistente Legislativo, em diversas especialidades. O prazo para se inscrever vai até o dia 04 de dezembro, pelo site da banca organizadora.

Candidatos já inscritos devem conferir atentamente as mudanças, confira:

Principais mudanças

Vagas: na área de Biblioteconomia, agora há 1 vaga imediata para ampla concorrência. O cargo de Apoio à Advocacia passa a se chamar Apoio à Advocacia-Geral.

Inscrições: candidatos precisam informar o município onde querem fazer a prova já no ato da inscrição. O prazo continua de 3 de novembro a 4 de dezembro de 2025, com pagamento até 5 de dezembro.

Provas: a disciplina “Raciocínio Lógico” passa a se chamar “Raciocínio Lógico-Matemático”. Também houve ajustes no número de questões para cargos de TI e Engenharia da Computação.

Critérios de desempate: para o cargo de Consultor Legislativo, a ordem de preferência mudou. Agora, depois da prioridade para idosos, vale a maior nota no Módulo II, depois no Módulo I, seguida da prova discursiva, títulos, experiência como jurado e idade.

Documentação: quem precisar comprovar critérios de desempate deverá fazer upload do documento diretamente no site de inscrição.

Conteúdo programático:

O cargo de Técnico em Comunicação Visual teve conteúdo totalmente reformulado. Sai a parte de operação de equipamentos audiovisuais e entra foco em design gráfico, softwares como Photoshop e Illustrator, produção gráfica e identidade visual institucional.

Foi incluído Direito Financeiro para Consultor Legislativo – Assessoramento em Orçamentos.

Normas técnicas e legislações foram atualizadas, como a substituição da antiga Lei nº 8.666/1993 pela Lei nº 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações) e a atualização do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público para a 11ª edição (2023).

Pessoas com deficiência: para candidatos com deficiência auditiva, o laudo médico deve vir acompanhado de audiometria, mas sem a exigência de prazo máximo de 6 meses.

Com a retificação, os candidatos devem ficar atentos às mudanças para não perder prazos ou deixar de cumprir exigências novas, como a escolha do município da prova.

O concurso reserva 10% das vagas para pessoas com deficiência e 20% para candidatos negros. A seleção contará com provas objetivas para todos os cargos, além de provas discursivas, títulos e provas práticas em alguns casos.

As avaliações provas objetivas e discursivas serão aplicadas em Ariquemes (RO), Cacoal (RO), Guajará-Mirim (RO), Ji-Paraná (RO), Vilhena (RO) e Porto Velho no dia 8 de fevereiro de 2026. As provas práticas serão realizadas apenas na capital.

Acesse: www.portorondonia.com.br
Instagram: @portorondonia
Youtube: portorondonia
Facebook: portorondonia

 

Fonte: https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2025/11/18/concurso-da-ale-ro-tem-mudancas-no-edital-veja-quais.ghtml

 

Portorondonia informa: Somos um site de notícias responsável em noticiar a verdade, toda noticia lançada tem como base sua fonte registrada. Em casos de desconforto pessoal com alguma matéria, imagem ou vídeo que for comprovado ser sua ou que de certa forma está vinculada a você, basta apenas entrar em contato, e seguir os passos informado pela direção. Em matérias de casos policiais, os envolvidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário.