Compartilhe

MPF exige suspensão de garimpo ilegal próxima à terra indígena em RO

MPF exige suspensão de garimpo ilegal próxima à terra indígena em RO

Ação do MPF exige suspensão de garimpo ilegal em área próxima à terra indígena em Rondônia

Na ação, o MPF solicita que os órgãos públicos criem e coloquem em prática um plano para proteger a área e acabar com a mineração ilegal.

Imagem retirada do processo — Foto: Divulgação/MPF-RO

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou, na última semana, uma ação civil pública para tentar impedir a destruição ambiental causada pelo garimpo ilegal na área conhecida como Fazenda Marechal Rondon, perto da Terra indígena (TI) Uru Eu Wau Wau, em Campo Novo de Rondônia (RO). A ação pede urgência e tem como alvos a Agência Nacional de Mineração (ANM), a União, o governo de Rondônia e a Cooperativa Mineradora dos Garimpeiros de Ariquemes (Coomiga).

Na ação, o MPF solicita que os órgãos públicos criem e coloquem em prática um plano para proteger a área e acabar com a mineração ilegal. O órgão também pede que os responsáveis paguem pelos danos causados e elaborem um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD). Além disso, requer uma indenização de R$ 500 mil por danos morais coletivos, valor que seria destinado ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos.

Acesse: www.portorondonia.com.br
Instagram: @portorondonia
Youtube: portorondonia
Facebook: portorondonia

      
Av. Calama, 6098 - Aponiã, Porto Velho - RO.
Bolos, e encomendas para café da manhã

Telefone(69) 98114-0686

 

Fonte: https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2025/04/01/acao-do-mpf-exige-suspensao-de-garimpo-ilegal-em-area-proxima-a-terra-indigena-em-rondonia.ghtml